Tema: Sugestões de sites, aulas vídeos e conteúdos para estudos.
19/03/2020
Indicação: Neusa Dal Bello
3 ANO (A e B)
ASSISTIR AO FILME: Meia-Noite em Paris.
Sinopse.
A Europa no Entre guerras
O período escolhido por Woody Allen para representar em seu filme fascina não somente ao personagem Gil, mas a muitos historiadores e artistas. O período compreendido entre o fim da Primeira Guerra mundial e o início da Segunda, houve um florescimento cultural surpreendente nos países vencedores da guerra. A música, as artes plásticas, a literatura, o cinema e até a moda tiveram grande desenvolvimento, assim como houve uma liberação dos costumes, do lugar da mulher na sociedade. Alguns atribuem a este tempo o título de “Années Foles”, ou os Anos Loucos.
Caminhos da arte
A evolução da pintura nos anos de Meia-Noite em Paris
Pós-impressionismo (de 1880 a 1890)
Entre o impressionismo, com Claude Monet, e o início do cubismo. Cansados das limitações do impressionismo, pintores passaram a registrar a ilusão da realidade. Surgiu na efervescência dos cabarés da belle époque
Fauvismo (de 1904 a 1908)
Com pinceladas violentas e valorização da cor pura, o fauvismo (do francês fauves, “feras”) foi lançado em 1905. Seus principais representantes eram Henri Matisse e Georges Braque (que depois virou cubista).
Cubismo (de 1907 a 1914)
O marco inicial é o quadro Les Demoiselles d’Avignon, de Picasso, em 1907. Assim como o fauvismo, teve seu termo cunhado pelo crítico de arte Louis Vauxcelles.
Modernismo (década de 1920)
No período pós 1ª Guerra, surgiu um movimento com elementos de desilusão e fragmentação. O modernismo encontrou seus expoentes em escritores radicados em Paris nos anos 1920, a “geração perdida”.
Surrealismo (de 1920 a 1969)
Surgiu em Paris nos anos 1920, fortemente influenciado pela psicanálise de Freud. O movimento artístico e literário buscava a arte inconsciente, que a razão destrói.
Alunos, pesquisem as principais obras destes movimentos, pois vamos realizar práticas como releituras em sala de aula .
Tema: Sugestões de sites, aulas vídeos e conteúdos para estudos.
21/03/2020
Indicação: Vanda Maglione de Moraes
Material de Artes para as turmas 1° e 2° Termo e 3° Termo.
Pessoal, o link que envio a vocês, visa enriquecer nosso modo de percepção do mundo onde vivemos, minimamente, neste vídeo, podemos levantar questionamentos mais profundos sobre as imagens apresentadas aula passada. Perceber as dinâmicas sociais, não apenas no Brasil, mas também como aconteceu e acontece pelo mundo.
Com nosso trabalho até agora, através do parecer de todos vocês, sobre o que é arte para cada um, evidenciamos uma visão da arte apenas como técnica artística, sendo assim, nos proporcionou perceber a arte também como material histórico de grande valia para leitura de mundo e novas expressões artísticas.
Através de cada expressão artística de preferência individual da turma, expressa de forma verbal aos demais colegas, percebemos a importância da subjetividade, do respeito, da diversidade nas visões de mundo e acima de tudo a importância da dialética entre as expressões artísticas com a realidade, muitas vezes não percebidas por nós.
O objetivo em assistirem a este vídeo é colocar de forma escrita como cada um de vocês percebe o que foi mencionado no vídeo, e como ele dialoga com o que temos conversado nas aulas.
Podem também, colocar perguntas no meio da escrita de vocês, perguntas que forem surgindo enquanto assistem ao vídeo.
Escrever também é uma forma de memorizarem e se questionarem sobre quais palavras utilizar para melhor expressar o que pensam sobre o assunto.
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=DGo7j2-dd_A
Tema: ATIVIDADE DE ARTE
30/03/2020
Indicação: Vanda Maglione de Moraes
Pessoal, leiam esta matéria e façam um resumo, após o resumo pronto, em outra folha fazer uma resenha crítica.
OBS.: Todos os três trabalhos solicitados até agora, fazem parte da avaliação de como vocês percebem o meio onde vocês estão inseridos.
No mais, deixo a seguinte reflexão:
Para Itamar Vieira Júnior seu livro “Torto Arado” tem a pretensão de:
“O que mais desejo nesse momento é que o livro seja lido, que encontre leitores em Portugal, no Brasil e em outros países. Acredito que ele conta uma história importante para todos nós. Uma história universal que é a luta pela terra, o direito à vida e à dignidade humana” (link de acesso: encurtador.com.br/fosBG)
Sendo assim, a arte nos estimula a reflexão através de sua expressão e como cada indivíduo se expressa, logo, proponho a seguinte reflexão:
Em seu contexto histórico e suas vivências, o que você pensa sobre os acontecimentos a, sua volta e como eles te impactam?
Clique nos documentos abaixo para ter acesso a todo material